"No dia 30 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional dos Quadrinhos. Uma na qual os quadrinistas brasileiros tem mais facilidade de chegar à grande mídia com seu trabalho e, para fazer isso com mais eficácia, devem se unir.
Foi com essa intenção que o quadrinista Gustavo Borges (A Entediante Vida de Morte Crens) buscou mais de 50 colegas de profissão (que vão desde iniciantes até clássicos como Laerte e Mauricio de Sousa) para construir um pôster que representasse a diversidade do quadrinho nacional. A imagem é composta, em sua maior parte, por ilustrações elaboradas exclusivamente para comemorar a data. Dentre os participantes, alguns autores como Vencys Lao, Pedro Leite e Carlos Ruas, não apenas enviaram suas artes para montar o projeto, mas também difundiram a ideia e trouxeram consigo novos adeptos.
“O mais importante neste trabalho é mostrar aos leitores a diversidade dos nossos quadrinhos. Foi por eles que me dediquei na edição de cada imagem. Coloquei diversas capas de clássicos e de Hqs independentes nacionais nas mãos dos autores e personagens para deixar a experiência ainda mais rica, pois é uma coisa que diverte, e aprofunda um pouco mais a homenagem. É meu presente para todos que admiram Hqs, e o que ganhei em troca foi a contribuição de todos esses colegas, e a satisfação de poder ver essa gente unida”, explicou Borges.
O pôster resultante do esforço de Borges é uma bela montagem de personagens criados em todos os cantos do país. E, como não poderia de ser, a imagem acompanha este texto, e nela você pode ver tanto rostos conhecidos quanto outros que você, leitor, deve conhecer muito em breve."